A CANTORA ELIZÂGELA DO AMARAL VERGUEIRO, mais conhecida ELIZÂNGELA, nasceu em RESENDE no Rio de Janeiro no dia 11 de DEZEMBRO de 1955, ALÉM DE CANTORA É TAMBÉM, ATRIZ, APRESENTADORA E PRODUTORA.

Caçula de três irmãs, seu pai era um executivo e sua mãe, dona de casa. Seus pais se separaram quando ela tinha 1 ano e meio, e assim, ela teve pouquíssimo contato com o pai. Sua mãe voltou a ser manicure e doceira após a separação, e teve que criar as três filhas sozinhas, com uma pequena pensão do ex-marido, onde passou muitas dificuldades.
Começou na televisão no Clube do Guri da TV Tupi Rio e em 1965 apresentou o programa Essa Gente Inocente na TV Excelsior do Rio. Na Globo Rio estreou em 1966 no Clube do Capitão Furacão, programa infantil da Globo Rio comandado por Pietro Mário. Começou a atuar em novelas nos anos 70 AOS 15 ANOS DE IDADE.
Iniciou a carreira de cantora sem muita expectativa. Queria cantar por amor, adorava cantar, mas nunca pensou ser profissional. Todos elogiavam sua voz, e por isso decidiu tentar. A carreira de atriz estava instável, e decidiu lançar-se a novos rumos. Gravou um disco em 1978, o compacto simples/single intitulado "Elizângela", que continha as canções "Ele ou Você" e "Pertinho de Você" DO COMPOSITOR Hugo Bellard, ESSA QUE ACABAMOS DE OUVIR. ESSE DISCO FOI distribuído pela gravadora RCA para todo o Brasil e exterior. Numa época em que vender 100.000 discos era motivo de comemoração nas gravadoras single vendeu mais de um milhão de exemplares e a canção do compacto, "Pertinho de Você" ficou entre as mais tocadas por 52 semanas no Brasil e é recordista de audiência no ECAD (Escritório Central de Arrecadação) é um órgão privado QUE SERVE para arrecadar os direitos autorais de cada música tocada “em execução pública” no Brasil, seja ela nacional ou estrangeira. NESSE MESMO ANO foi premiada como uma das melhores cantoras do país.Após o estrondoso sucesso, a atriz sofreu pressão da indústria fonográfica e teve que decidir entre interpretar ou cantar, e resolveu desistir da carreira de cantora PARA SER APENAS ATRIZ.
COMO ATRIZ Interpretou diversos personagens marcantes na televisão, entre eles a bela e mimada Patrícia de Locomotivas (1977), a dissimulada Mariúcha de Jogo da Vida (1982), a obsessiva Marilda de Roque Santeiro (1985), a extravagante Rosemary Pontes de Pedra sobre Pedra (1992), a suburbana Magnólia de Por Amor (1997), a divertida Noêmia de O Clone (2001), a chantagista Djenane de Senhora do Destino (2004), a interesseira Shirley Miranda de Cobras & Lagartos (2006), a cafetina misteriosa Cilene de A Favorita (2008) e a divertida Nicole no remake de Ti Ti Ti (2010).
NO INTERVALO ENTRE 1985 a 1992 ficou afastada da Rede Globo, FOI UMA DAS ATRIZES QUE FICARAM na famosa "geladeira". PASSOU PELA EXTINTA MANCHETE Nesse período passou grandes dificuldades financeiras, inclusive fome. Após meses vivendo de pequenas peças teatrais, recebeu um convite de Older Cazarré para viajar e apresentar peças de teatro, e foi o que a salvou de dias piores.
Conseguiu voltar para a Globo GRAÇAS AO ATOR COMEDIANTE Chico Anysio  E A PARTIR DAI RECEBEU NOVOS CONVITES PARA VOLTAR A ATUAR EM NOVELAS. 
Em 2016, transfere-se para a Rede Record, onde interpreta Milah na novela A Terra Prometida.
Em 2017, volta para a Globo, onde viveu um dos grandes momentos de sua carreira, ao interpretar a sofrida Aurora Duarte, mãe da Bibi Perigosa de Juliana Paes na novela A Força do Querer, de Glória Perez E ATUALMENTE INTERPRETA CARMELINDA BARBOSA EM A Dona do Pedaço de Walcyr Carrasco.
Fonte: Biografia Resumida.