HAVIA UM HOMEM MUITO RICO QUE POSSUÍA BENS E UM ÚNICO FILHO, SEU HERDEIRO. QUE GOSTAVA DE FAZER FESTAS E ESTAR COM SEUS AMIGOS E NUNCA OUVIA OS CONSELHOS DO SEU PAI. 

UM DIA, O VELHO PAI, JÁ AVANÇADO EM IDADE, DISSE AOS SEUS EMPREGADOS PARA CONSTRUÍREM UM PEQUENO CELEIRO. DENTRO DELE, O PRÓPRIO PAI FEZ UMA FORCA E JUNTOS A ELA, UMA PLACA COM OS DIZERES. “PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DO TEU PAI”.

E DISSE AO FILHO: EU JÁ ESTOU VELHO E QUANDO EU PARTIR VOCÊ TOMARÁ CONTA DE TUDO...

TALVEZ VOCÊ DEIXE A FAZENDA NAS MÃOS DOS EMPREGADOS, VENDA TODOS OS SEUS BENS PARA SE SUSTENTAR E GASTE TUDO. E QUANDO NÃO TIVER MAIS NADA, TEUS AMIGOS SE AFASTARÃO DE VOCÊ E SÓ ENTÃO SE ARREPENDERÁ AMARGAMENTE DE NÃO TER DADO OUVIDOS A TEU PAI.

FOI PRA ISSO QUE CONSTRUÍ ESSA FORCA. ELA É PARA VOCÊ!

QUERO QUE PROMETA, QUE SE ACONTECER O QUE EU DISSE, VOCÊ SE ENFORCARÁ NELA.

O JOVEM RIU, ACHOU UM ABSURDO, MAS, PARA NÃO CONTRARIAR O PAI, PROMETEU, PENSANDO QUE ISSO JAMAIS PUDESSE ACONTECER.

O TEMPO PASSOU, O PAI MORREU, E SEU FILHO TOMOU CONTA DE TUDO, MAS ASSIM COMO SEU PAI HAVIA PREVISTO, O JOVEM GASTOU TUDO, VENDEU OS BENS, PERDEU OS AMIGOS E ATÉ A PRÓPRIA DIGNIDADE. DESEPERADO E AFLITO COMEÇOU A REFLETIR SOBRE A SUA VIDA E VIU QUE HAVIA SIDO UM TOLO. E LEMBROU-SE DAS PALAVRAS DO SEU PAI.

PESAROSO, O JOVEM LEVANTOU OS OLHOS E AVISTOU O PEQUENO CELEIRO.

A PASSOS LENTOS, DIRIGIU-SE ATÉ LÁ E ENTRANDO VIU A FORCA E A PLACA EMPOEIRADA PELO TEMPO, ENTÃO PENSOU: EU NUNCA SEGUÍ AS PALAVRAS DO MEU PAI, NÃO PUDE ALEGRÁ-LO QUANDO ESTAVA VIVO, MAS, PELO MENOS DESTA VEZ, FAREI A VONTADE DELE.

VOU CUMPRIR MINHA PROMESSA. NÃO ME RESTA MAIS NADA...

ENTÃO, ELE SUBIU NOS DEGRAUS E COLOCOU A CORDA NO PESCOÇO E PENSOU: AH, SE EU TIVESSE UMA NOVA CHANCE...

ENTÃO, SE JOGOU DO ALTO DOS DEGRAUS E, POR UM INSTANTE, SENTIU A CORDA APERTAR SUA GARGANTA... MAS O BRAÇO DA FORCA ERA OCO E QUEBROU-SE FACILMENTE E O RAPAZ CAIU NO CHÃO.

SOBRE ELE CAÍRAM JOIAS, ESMERALDAS, PÉROLAS, RUBÍS, SAFIRAS, OURO E BRILHANTES. A FORCA ESTAVA CHEIA DE PEDRAS PRECIOSAS E UM BILHETE.

NELE ESTAVA ESCRITO: “ESTA É A TUA NOVA CHANCE”.

COM AMOR, TEU VELHO E JÁ SAUDOSO PAI.

PARA REFLETIR:
(DEUS É EXATAMENTE ASSIM! QUANDO NOS ARREPENDEMOS, ELE PERDOA OS NOSSOS PECADOS, E SEMPRE NOS DÁ MAIS UMA CHANCE).

QUE EU E VOCÊ POSSAMOS APROVEITAR AS CHANCES QUE O SENHOR ESTÁ NOS DANDO NO DIA DE HOJE. QUE SAIBAMOS MULTIPLICAR OS DONS QUE ELE NOS CONFIOU: OS DONS DO AMOR, DA MISERICÓRDIA E DO PERDÃO.

Fonte: Radioevangelismo.com