ERA DIA DE ENTREGA DE BOLETINS. O PROFESSOR MAIS EXIGENTE DAQUELE COLÉGIO ESTAVA NUMA SALA RECEBENDO OS PAIS DOS ALUNOS. DEPOIS DE RECEBER O RESULTADO, ALGUNS PAIS SAÍAM TRISTES, CABISBAIXOS, DECEPCIONADOS COM OS FILHOS. OUTROS, UM POUCO MAIS ALEGRES, MAS DETERMINADOS A DAR UM GRANDE SERMÃO, PARA QUE AQUELA SITUAÇÃO NÃO SE REPETISSE.
DE REPENTE, ENTRA UM PAI DE ALUNO. MUITO BEM VESTIDO, CAMINHA NA DIREÇÃO DO PROFESSOR, PUXA UMA CARTEIRA, SENTA E COMEÇA A CONVERSAR:
- BOM DIA PROFESSOR. MEU FILHO FICOU REPROVADO EM SUA DISCIPLINA. ESTOU DECEPCIONADO COM ELE. MAS TENHO CERTEZA DE QUE PODEREMOS REVER ESSA SITUAÇÃO, NÃO É MESMO?!
O PROFESSOR RESPONDE, DESCONFIADO: - DESCULPE, MEU CARO, NÃO ESTOU ENTENDENDO O QUE O SENHOR QUER DIZER. COMO PODEREMOS REVER ESSA SITUAÇÃO?
- CALMA, PROFESSOR, CONVERSANDO TODO MUNDO SE ENTENDE. ESCUTE O QUE TENHO A LHE PROPOR. TODOS SABEMOS QUE UM ANO EM NOSSAS VIDAS VALE MUITO. TEMPO É DINHEIRO, QUANTO MAIS NESSES NOVOS TEMPOS! GOSTARIA QUE O SENHOR REVISSE A SITUAÇÃO DE MEU FILHO, PARA QE ELE PUDESSE TER UMA, DIGAMOS, NOVA OPORTUNIDADE. O SENHOR ME ENTENDE?
- NÃO. RESPONDEU O PROFESSOR. – NÃO ESTOU ENTENDENDO, O SENHOR NÃO COMPREENDE O QUE QUER DIZER UMA REPROVAÇÃO?
- CLARO QUE ENTENDO. MAS SABEMOS QUE NESTE PAÍS SEMPRE DAMOS UM JEITIMJHO EM TUDO, NÃO É MESMO? ENTÃO, SE O SENHOR QUISER, PODEMOS NEGOCIAR A APROVAÇÃO DE MEU FILHO. O QUE O SENHOR ACHA DE UNS 5 MIL REAIS?
O PROFESSOR NÃO ACREDITOU NAQUELA SITUAÇÃO. UM PAI QUERENDO COMPRAR A APROVAÇÃO DE SEU FILHO, DISPOSTO ATÉ A PAGAR POR ELA. OS VALORES DA SOCIEDADE ESTÃO REALMENTE INVERTIDOS – PENSOU O PROFESSOR, QUE RESPONDEU:
- NUNCA ME VENDERIA E JAMAIS VENDERIA UMA APROVAÇÃO. O SENHOR ESTÁ ME OFENDENDO. PARA MIM, EDUCAÇÃO NÃO SE VENDE. NÓS, PROFESSORES, DEVEMOS MANTER UMA POSTURA INCORRUPTÍVEL. SE NÃO, O QUE PODEREMOS COBRAR DOS FUTUROS DIRIGENTES DE NOSSO PAÍS SE NÃO DERMOS O EXEMPLO?
- CALMA, PROFESSOR. NÃO PRECISA FICAR NERVOSO. VEJA SÓ, O SENHOR ACHOU POUCO A OFERTA, POSSO LHE PAGAR, ENTÃO, 10 MIL REAIS. NÃO DOU UM CENTAVO A MAIS. É MINHA ÚLTIMA OFERTA!
- QUERO ACREDITAR QUE É O SENHOR QUE NÃO ESTÁ ME ENTENDENDO. NÃO HÁ A MENOR POSSIBILIDADE DE EU FAZER ALGO AO MENOS PARECIDO COM ISSO. NÃO VENDO A MINHA DIGNIDADE. AMO O QUE FAÇO E SEI DE MINHAS RESPONSABILIDADES.
- PROFESSOR, O SENHOR SABE QUE PODE SE ARREPENDER POR ISSO. VOU FALAR COM O DONO DA ESCOLA E DIZER QUE O SENHOR PREJUDICOU MEU FILHO E QUE OS ALUNOS O ODEIAM, ENTÃO, NÃO SEI O QUE PODE ACONTECER COM O SEU EMPREGO. PODE SER QUE AMANHÃ O SENHOR ESTEJA DESEMPREGADO, QUEM SABE?
- ALÉM DE TENTAR ME CORROMPER, AINDA ME AMEAÇA. POIS, MESMO ASSIM, PREFIRO PERDER O EMPREGO A TER DE CARREGAR ESSE PESO NA CONSCIÊNCIA PELO RESTO DA VIDA, POR UM DIA TER ME VINDIDO POR DINHEIRO. PRECISO DO DINHEIRO, MAS NÃO ESTOU À VENDA. MUITO OBRIGADO E PASSE BEM.
O PAI SAIU FURIOSO, BATEU A PORTA COM TANTA FORÇA QUE TODOS FICARAM ASSUSTADOS. O PROFESSOR FICOU TÃO NERVOSO QUE ESTABA TREMENDO TODO. MAS, ALGUNS INSTANTES DEPOIS, A PORTA SE ABRE NOVAMENTE, E QUEM APARECE? O PAI, COM A MAIOR CARA DE HUMILDE.
O PROFESSOR OBSERVA, ASSUSTADO, AQUELA SITUAÇÃO.
O PAI DO ALUNO FALA AO PROFESSOR: - NA VERDADE SOU O NOVO DONO DESTA ESCOLA E ESTOU À PROCURA DE UM DIRETOR. E COMO NESSA PROFISSÃO RECEBEMOS PROPOSTAS MUITO INDISCRETAS E LIDAMOS COM A VIDA EDUCACIONAL E O FUTURO DE VÁRIAS CRIANÇAS E JOVENS, QUERIA, REALMENTE, SABER SE O SENHOR ERA TUDO O QUE SEUS ALUNOS FALAVAM – UM HOMEM INCORRUPTÍVEL, DE UM CARÁTER IRREPROVÁVEL. CONSTATEI QUE VOCÊ É UM POUCO MAIS DO QUE ISSO. NESTE MOMENTO, CONVIDO-O A SER O DIRETOR DE NOSSA ESCOLA. O SENHOR ACEITA?


0 Comentários