SETEMBRO É O MÊS DEDICADO À PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio. Também conhecido como Setembro Amarelo, o movimento mundial quer conscientizar e prevenir novas mortes. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida, sendo superior a alguns tipos de câncer.

Atualmente o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

SETEMBRO AMARELO E A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O assunto ainda é considerado tabu e para chamar a atenção da população para o grande número casos, setembro foi instituído mundialmente para sensibilizar e conscientizar sobre o tema. As causas mais comuns são em decorrência de transtornos mentais, como esquizofrenia e bipolaridade, bem como dependência química, alcoolismo e depressão. A depressão é considerada a principal causa do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, e é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

O QUE É DEPRESSÃO

depressão é uma doença que afeta o humor, gerando tristeza profunda, prolongada e desproporcional, que não tem um motivo justificável para acontecer. Além disso, pode vir acompanhada de sintomas físicos adicionais, como deficit de atenção, dificuldade em dormir e perda de sono.

COMO SABER SE É TRISTEZA OU DEPRESSÃO

COMO CONFIRMAR A DEPRESSÃO

diagnóstico de depressão deve ser feito por um médico, que pode classificar a depressão de acordo com a sua gravidade. Após o diagnóstico, o médico irá orientar o tratamento mais correto para o grau da depressão.

QUAL O TRATAMENTO

O tratamento para depressão é feito com o uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra. O uso do antidepressivo deve ser usado enquanto for necessário. Portanto, seu uso deve persistir por, pelo menos, 6 meses a 1 ano após melhora dos sintomas. Entretanto nos casos graves ou que não melhoram, deve-se considerar usar o medicamento para a vida inteira.
Em qualquer sinal de tristeza profunda ou depressão, procure ajuda medica!

Fonte: faladantas